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8 maneiras de obter sucesso utilizando loja de conveniência

Em nosso artigo sobre como melhorar os lucros de um posto de combustível nós explicamos que uma loja de conveniência é essencial para trazer destaque ao posto e consequentemente conseguir mais clientes.

Entretanto, obter bons resultados a partir de uma loja de conveniência exige esforço, planejamento e organização, afinal é necessário que o cliente se interesse pelo que está sendo vendido para que a loja possa então vender.

Nesse artigo vamos dar algumas dicas de como obter sucesso nas vendas utilizando uma loja de conveniência, acompanhe!

 

Índice

O que é uma loja de conveniência

Organização da loja

Tendências para a loja de conveniência

Invista em Marketing

 

Você pode ler o artigo na sequência ou selecionar um dos tópicos acima de sua preferência. 

Boa leitura!

 

O que é uma loja de conveniência

Como o próprio nome diz, uma loja de conveniência é um comércio que tem como objetivo oferecer produtos convenientes ao consumidor. Por esse motivo, em um posto de combustível, é necessário que as mercadorias sejam convenientes com o momento e às possíveis necessidades dos compradores.

Usualmente, essas lojas são pequenas, e ficam localizadas nas dependências do posto de combustível. Sua localização e tamanho são propositais, visando principalmente a agilidade no atendimento com o objetivo de favorecer àqueles que, por algum motivo, não possuem tempo para adquirir em outro lugar aquilo que a loja oferece.

 

Principais objetivos

Essa dinâmica de agilidade é só mais um reflexo da adequação do comércio às necessidades dos consumidores. No caso dos que procuram velocidade e praticidade, podendo resolver mais de uma necessidade em uma só parada, a proposta de uma loja de conveniências se encaixa perfeitamente.

 

Organização da loja

Não somente existir, é necessário que uma loja de conveniência seja muito bem estruturada e organizada, de forma a atender às demandas da melhor maneira possível. 

Como o principal objetivo de uma loja de conveniência é a agilidade, quanto menos atrito entre o consumidor e a mercadoria desejada, maiores são as chances de venda. Por esse motivo, a organização do espaço estar de acordo com essa proposta pode trazer melhores resultados para o comércio.

Os processos de organização da loja de conveniência são diversos, sendo os mais fundamentais:

 

1. Planejamento financeiro

Como qualquer bom negócio, antes de iniciar as vendas de uma loja de conveniência é necessário que o posto de combustível possua um bom planejamento financeiro. Necessário desde a construção do espaço, até o estoque de mercadorias, a etapa do planejamento financeiro é essencial para a organização de um posto de combustível.

 

2. Espaço funcional

As dependências das lojas de conveniência devem favorecer o consumidor não só em produtos, mas também em disposição e facilidade. Os itens devem seguir um padrão de organização, devidamente etiquetados e precificados, para que com apenas um olhar o consumidor possa considerar efetuar a compra.

Os corredores devem possuir espaço, e o local de pagamento deve mostrar o máximo de mercadorias possível, aumentando as chances de venda.

 

3. Automações

Sistemas automatizados agilizam os processos e os tornam mais fáceis. Possuir um bom sistema automatizado traz mais rapidez aos processos com os clientes e facilita a organização para a gestão do posto, tal como o controle de mercadorias e controle financeiro.

 

Tendências para a loja de conveniência

Além de uma boa organização e planejamento, lojas de conveniência que desejam obter sucesso também devem possuir diferenciais em sua estrutura, trazendo mais clientes e consequentemente aumentando as vendas.

Essa é a hora de usar a criatividade e colocar em ação grandes diferenciais na loja de conveniência. Aqui vão algumas ideias que podem servir de motivação:

4. Plano de fidelidade

Para postos de combustível, possuir um plano de fidelidade para os clientes pode ser um excelente negócio. Essa tendência faz com que os clientes retornem ao local para adquirir mais mercadorias, visando conseguir algo em troca. 

Alinhada à loja de conveniência, a prática pode partir de algum tipo de mercadoria específica presente no comércio, ou mesmo funcionar como um sistema de troca, onde uma quantidade de litros é abastecida para trocar por itens dentro da loja.

 

5. Autonomia

Se existe uma prática que é tendência no mercado, essa sem dúvida é a autonomia do cliente. Essa autonomia é oferecida pelo modelo de posto de combustível self-service, e pode ser uma prática adotada pelas lojas de conveniência também.

Possuir uma automação que permita a autonomia do cliente não é uma prática considerada barata, porém o investimento torna dispensável a contratação de funcionários e com certeza será um grande diferencial para o posto de combustível.

 

6. Produtos de qualidade

Sem dúvida, possuir produtos de qualidade é fundamental para se destacar entre os concorrentes. Uma loja de conveniência que tem produtos de baixa qualidade, com aparência ruim e desorganizada, além de não ser tão frequentada quanto uma loja que possua apenas produtos com um bom nível de qualificação, não efetuará muitas vendas, como consequência da falta de qualidade.

 

Invista em Marketing

A prática de tendências, organização e planejamento só fará sentido se os consumidores conhecerem a loja e saberem da existência desses cuidados. Para que isso aconteça, o que é melhor do que uma boa estratégia de marketing promovida pelo posto de combustível?

 

7. Marketing físico

A parte de marketing físico é indispensável para o bom funcionamento do negócio. Banners, outdoors, cartazes e derivados devem ser dispostos na região em que o posto está localizado, visando divulgar a loja de conveniência. Se o posto quer evitar ter custos com a disposição, pelo menos as dependências do mesmo devem estar completas com esse tipo de anúncio, para que os carros que transitarem aos arredores do posto possam visualizar a propaganda.

 

8. Marketing Digital

Além do físico, uma boa estratégia de marketing digital também é muito importante para impulsionar as vendas de uma loja de conveniência. A divulgação por meio das redes, utilizando o meio online para atingir mais facilmente o público-alvo do negócio, com certeza trará maiores resultados para o comércio.

 

Apesar de alguns gestores ficarem receosos acerca de investimentos com marketing para loja de conveniências (principalmente com o meio digital), os resultados provenientes da sua utilização podem ser surpreendentes. Se realizado da maneira correta, o investimento em marketing certamente aumentará os lucros do posto de combustível, fazendo com que a loja de conveniência obtenha maior sucesso.

 

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