Você já ouviu falar em freio motor? Se sim, é possível que o relacione diretamente com caminhões, mas você sabia que carros também possuem esse freio? Nesse artigo falaremos sobre como você pode “acionar” o freio motor de seu veículo, uma prática que pode ser mais segura, econômica e que, ao contrário do que muitos pensam, não causa dano nenhum ao automóvel.
Quer saber como funciona o esse freio tão importante? Vem com a gente que vamos te contar tudo!
Índice
O que é e como utilizar corretamente o freio motor
Benefícios da utilização do freio motor
Se quiser, você pode selecionar um dos tópicos acima que iremos direcioná-lo(a) direto à ele! Boa leitura.
Se você nunca ouviu falar em freio motor, o primeiro passo é entender que esse modo de frenagem é comum a todos os veículos, e não é possível ser ativado com um pedal, botão ou alavanca, então não se preocupe em procurar por algo assim.
Em suma, esse freio é uma forma mais segura de conduzir o veículo quando este se encontra em uma descida muito íngreme e/ou extensa, como por exemplo as descidas de serras. Sua função é reduzir a velocidade do automóvel, da mesma forma que o freio do pedal, entretanto a frenagem ocorre sem o atrito das pastilhas, retardando seu desgaste e mais importante, seu aquecimento. Muitos são os casos de automóveis, principalmente caminhões, que ficam sem freios durante a descida da serra, pois acabam por ter que reduzir a velocidade muitas vezes durante o percurso, de forma que os freios esquentam demais e deixam de funcionar.
Esses episódios são mais frequentes do que se imagina, e as consequências podem ser desastrosas. Por esse e outros motivos é muito importante que os motoristas saibam utilizar essa função de seu automóvel de forma correta, de forma que possam transitar com mais segurança e obter outros benefícios.
O freio motor possui um nome bem auto explicativo. É uma maneira de frear o automóvel trabalhando com os giros do motor, utilizando da redução de marchas para reduzir a velocidade.
Você já esteve em uma situação onde na necessidade de reduzir marcha, acabou reduzindo com a velocidade um pouco alta para aquela marcha? Se isso já aconteceu com você, provavelmente o que ocorreu foi um leve “soquinho” para frente, como se tivesse pisado muito forte no freio. Essa é a ação do freio motor, reduzindo a velocidade do automóvel a partir da redução de marcha, porém não se preocupe, se utilizado da forma correta o freio motor não produzirá nenhum tipo de solavanco.
Basicamente o que ocorre é a diminuição brusca das rotações do motor, fazendo com que a velocidade seja reduzida como consequência. Entretanto é necessário ter cuidado, pois os benefícios do freio motor só compensam se a utilização for feita da maneira correta, pois utilizar o freio motor de forma incorreta pode prejudicar o sistema de câmbio do automóvel. O ideal é que a redução seja feita gradativamente, isto é, que as marchas sejam reduzidas uma a uma de acordo com a necessidade de frenagem, pois quanto mais pesada a marcha também mais pesada será a frenagem.
Dessa forma, o condutor deve se atentar para não estar em uma alta velocidade e reduzir para uma marcha muito pesada, como uma segunda, por exemplo. Além disso, se a velocidade for muito alta e os giros do motor também estiverem altos, é necessário reduzir um pouco utilizando o freio do pedal antes de utilizar o freio motor.
A utilização incorreta, além de prejudicar o sistema de câmbio, também pode superaquecer o motor, causando danos irreversíveis ao sistema.
Muitos acreditam que utilizar esse freio pode forçar ou danificar partes importantes do motor do veículo, mas essa afirmação não corresponde com a realidade. O que ocorre, na verdade, é exatamente o oposto. Utilizar o freio motor faz com que a frenagem do veículo seja distribuída entre o motor e o freio do pedal, o que diminui o atrito com o asfalto e até preserva partes importantes da mecânica do automóvel
A utilização correta desse freio não prejudica de forma alguma a caixa de marchas. O que pode ocorrer são danos provenientes da utilização errônea desse recurso. Para entender melhor, o freio motor deve ser utilizado de forma correspondente à velocidade do automóvel, ou seja, estar em uma velocidade alta e reduzir para segunda marcha certamente trará danos à caixa de marchas. Para utilizar o freio motor, as marchas devem ser reduzidas gradativamente, isso após a velocidade ser diminuída utilizando o freio de pedal.
Com a utilização do freio motor, o que ocorre é um aumento considerável na pressão dentro do próprio motor, sendo o aumento que ocorre no cárter bem menor do que o primeiro. Ainda que a pressão fosse a mesma, o sistema em questão foi projetado de forma a aguentar pressões muito maiores do que esse freio é capaz de produzir.
Assim como na questão da caixa de marchas, a utilização correta do freio motor não superaquece o motor. É fato que, com a redução dos giros do motor a partir da troca de marchas o motor tende a aquecer, porém é um aquecimento em um nível baixo, que não causa danos ao motor. Utilizar esse freio da forma incorreta, entretanto, pode levar ao superaquecimento do motor.
Os três principais benefícios da utilização do freio motor estão relacionados com a economia de combustível, segurança e preservação de alguns componentes do automóvel.
Muitos podem pensar que as altas rotações irão ocasionar em um maior consumo de combustível, mas o que ocorre é justamente o contrário. Utilizar o freio motor em descidas, por exemplo, faz com que os giros do motor fiquem altos sem que seja necessário pisar no acelerador, isto é, sem gastar combustível.
A utilização desse freio fornece ao motorista maior controle sobre o automóvel, principalmente por manter sua velocidade baixa. Além disso, faz com que a utilização do freio de pedal seja reduzida, evitando também seu superaquecimento e deixando-o em boas condições para situações de emergência.
Quando o freio de pedal não é acionado, as pastilhas de freio não sofrem desgaste e os pneus não arrastam no chão, apenas rolam, o que também diminui seu desgaste. Ambas as situações ocorrem utilizando o freio motor, que diminui a utilização do freio de pedal e consequentemente o desgaste das peças.
E aí, gostou do artigo? Quer saber mais? Fale com a ON Petro!
O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…
O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…
Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…