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Componentes do motor de um caminhão

Diversos motoristas conhecem os componentes básicos do motor de seu automóvel. Entretanto, a não ser que se trate de um profissional da área, é muito difícil que um motorista conheça todos os componentes do motor de um caminhão, dados sua complexidade e dimensão.

Nesse artigo procuramos explicar, a fim de curiosidade e em alguns casos necessidade, determinados componentes do motor de caminhões, podendo então o motorista vir a conhecer mais sobre o veículo que dirige.

Esse tipo de conhecimento se mostra eficiente para evitar apuros e garantir maior segurança aos caminhoneiros, que na maior parte das vezes passam muitos dias em viagem e afastados de oficinas mecânicas.

Veja quais são as peças que precisam de mais atenção e quais possuem a maior probabilidade de apresentar falhas durante longas viagens.

 

Índice

Como funciona o motor?

Componentes do motor

Dicas para manutenção preventiva do motor de caminhão

 

Você pode ler o artigo na sequência ou selecionar um dos tópicos acima e ser redirecionado(a) direto à ele. Boa leitura!

 

Como funciona o motor?

Nem somente gasolina e nem flex, motores de caminhão costumam operar apenas com Óleo Diesel. Desta forma, funcionam a partir da injeção desse combustível e ar-comprimido de forma direta na câmara de combustão, onde após a forte compressão exercida pelo cilindro ocorre a explosão que fará com que o motor funcione.

Além disso, como forma de controle da emissão de gases poluentes (Leia mais sobre as emissões clicando aqui), os motores chamados ciclo-diesel que são mais novos também contam com injeção eletrônica, um mecanismo capaz de fornecer corretamente as medidas de gás-combustível.

O motor de um caminhão possui, geralmente, de quatro a seis cilindros dispostos em linha, para otimizar o espaço. Cada cilindro possui um pistão, que será movimentado a partir da combustão interna e por sua vez fará com que as rodas se movimentem. 

Motores a Diesel são excelentes para veículos pesados, principalmente quando esses automóveis são utilizados para transporte de cargas, pois motores ciclo-diesel costumam apresentar maior durabilidade, rendimento e um custo mais baixo em caso de manutenção.

 

Eixos

O grande peso de caminhões, muitas vezes carregados com toneladas de carga, faz com que seja necessário um sistema de eixos eficiente para dividir a tração do motor entre as rodas. O eixo é formado por dois tubos ou mais, com o único objetivo de transmitir a força motriz para as rodas do automóvel, de forma que quanto maior for a rotação do motor com relação à rotação do eixo, maior será o torque do caminhão.

Os eixos então variam sua velocidade de acordo com os giros do motor. Quanto menores os giros, maior será a velocidade gerada.

 

Componentes do motor

Cada parte de um motor de caminhão é essencial para seu bom funcionamento, afinal se não o fosse não estaria ali. Confira as principais peças de um motor de caminhão e entende um pouco mais sobre esse automóvel tão utilizado no dia a dia.

 

Bloco do motor

Em síntese, é a parte onde se localizam os cilindros, e há quem diga que essa é a parte principal de todo o motor. Seu tamanho varia de acordo com a quantidade de cilindros, e corresponde a toda a carcaça do motor.

Conta também com espaços suficientemente grandes para que o restante dos componentes trabalhem livremente. Por conta das grandes temperaturas no local, o material do bloco do motor pode ser encontrado ou em alumínio, ou em ferro fundido.

 

Cárter

É no cárter onde se pode encontrar o óleo do motor, responsável por lubrificar todas as peças que estão em constante atrito, diminuindo então sua temperatura. O cárter fica localizado na parte inferior do bloco, e é bombeado dali para as outras partes do motor.

 

Cabeçote

No oposto do cárter, o cabeçote fica localizado na parte superior do bloco do motor. Sua função: controlar a quantidade da mistura ar-combustível que irá para dentro dos cilindros por meio das válvulas de admissão e escape, que auxiliarão o processo.

O cabeçote, assim como seus parafusos, são compostos predominantemente por ferro fundido, e pode chegar a temperaturas tão altas que é necessário a ação do sistema de arrefecimento para resfriá-lo. (Leia mais sobre o sistema de arrefecimento clicando aqui)

 

Cilindro

Se aprofundando mais nesse componente comentado no início, o cilindro é facilmente localizado no bloco por possuir uma abertura em uma de suas extremidades. Por ele passa a mistura correta de ar-combustível (controlada pelo cabeçote) que fará a combustão responsável por empurrar o cilindro para baixo e provocar trabalho nos pistões.

Outro componente importante, ainda relacionado aos cilindros, é a chamada camisa, responsável por resfriar os cilindros (que também funcionam em altas temperaturas) e evitar seu desgaste.

 

Eixo virabrequim

O virabrequim é responsável pela transmissão do trabalho produzido pelos pistões para as rodas.. É um componente altamente flexível, girando quase que livremente em seu espaço.

Sua aparência simula uma grande espiral, e assim como o cárter, também fica localizado na parte inferior do bloco.

 

Dicas para manutenção preventiva do motor de caminhão

Para garantir a segurança dos caminhoneiros e dos demais motoristas no trânsito é fundamental que a manutenção do motor esteja em dia. No geral, é bom que seja feita a manutenção preventiva para diversos componentes de todo o caminhão, como os freios, o sistema elétrico, a embreagem, a suspensão, os pneus, a iluminação, etc. Mas aqui nos concentraremos apenas na manutenção preventiva relacionada ao motor. (Você pode ler mais sobre manutenção preventiva clicando aqui).

 

As principais dicas para a prevenção em motores de caminhões são as seguintes:

 

Siga o manual

Embora muitos achem bobagem ler o manual de um automóvel, é ali onde você poderá encontrar as informações mais precisas sobre o veículo, incluindo informações e curiosidades que ainda não conhece. Para evitar transitar com dúvidas, procure ler o manual.

 

Se atente ao nível do óleo

Para nada funcionará o cárter se o motor não possuir óleo suficiente para sua lubrificação. Procure verificar constantemente o nível do óleo do motor, é um processo rápido e que pode evitar grandes problemas.

 

Abasteça com qualidade

Combustível ruim ou adulterado prejudica fortemente o motor (Leia mais sobre clicando aqui). Certifique-se de sempre que for abastecer o caminhão, estar enchendo o tanque com Diesel de qualidade, em postos certificados e de segurança.

 

Troca de peças e fluídos

Alguns componentes e fluídos possuem vida útil mais baixa do que outros. Por esse motivo, é necessário que o proprietário do caminhão cuide das datas corretas para substituir componentes e fluídos do motor antes que estes fiquem obsoletos.

Bons exemplos são o próprio óleo do motor e o filtro de combustível, que se não trocados no tempo correto, podem prejudicar o motor do automóvel.

 

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