Em nosso artigo “Quanto custa abrir um posto de combustível?” nós demos algumas dicas sobre como um posto pode se destacar em meio a tantos outros. Desta vez queremos dar algumas dicas sobre como é possível aumentar os lucros de um posto de combustível. Afinal, se é possível monetizar todo metro quadrado do posto, por que não fazê-lo? Os processos variam entre mais fáceis e mais difíceis, mas para quem deseja aumentar significativamente os lucros, todo esforço é válido! Vem com a gente que vamos te contar tudo sobre como aumentar os !
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Postos de combustível tem se tornado, com o passar dos anos, excelentes oportunidades de negócio para quem deseja empreender. Apesar do alto investimento necessário para iniciar o negócio, a quantidade de potenciais clientes vem aumentando com o passar dos anos, pois mais pessoas estão adquirindo automóveis e os caminhões vêm se tornando cada vez mais necessários. Dados divulgados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no início deste ano (2021) afirmam que a cada 10 habitantes no estado de São Paulo, 7 possuem algum tipo de automóvel utilitário.
A partir disso, a pergunta “Por que monetizar?” pode ser respondida com “Por que não monetizar?”, afinal se há a possibilidade de aumentar os lucros do posto, com certeza vale a pena investir.
Nos dias de hoje, a metragem mínima para um posto de combustível é de 900 m². Entretanto, se o posto dispõe de mais espaço, é possível fazer com que todo metro quadrado seja monetizado, ou pelo menos oferecer serviços que façam com que clientes retornem ao posto.
Quando falamos sobre “aumentar os lucros” do posto de combustível, a expressão não se relaciona com o preço do combustível em si, mas com atividades e funções extras que o posto pode oferecer para que os lucros no final do mês sejam cada vez maiores.
Monetizar cada espaço de um posto significa, então, proporcionar atividades extras para os clientes, de forma que o comércio possa ser útil e ao mesmo tempo ganhar mais lucros. Isso é feito tanto a partir de atividades onde os clientes possam gastar dinheiro adquirindo algo que os favoreça, ou oferecer serviços gratuitos que façam com que os clientes prefiram o seu posto.
É claro que, com mais atividades e funções, a organização e administração se tornam muito mais complexas, além de se tornar necessária uma maior mão de obra e tecnologia para atender à demanda. Todos esses pontos devem ser cuidadosamente levados em consideração antes de colocar as mudanças em prática, mas adiantamos que se forem executados da maneira correta, a tendência é para que os lucros e o tráfego de clientes aumente consideravelmente no posto.
Não utilizar um espaço propício para oferecer mais serviços é perder dinheiro, pois cada espaço extra vale muito mais do que se imagina. Se não há um aproveitamento por parte da gestão do posto, dificilmente o ambiente manterá uma clientela, e sofre o risco de se tornar estático, onde nem clientes vêem potencial de crescimento.
Primeiramente é importante ressaltar que não é possível começar uma obra pelo telhado. Isto é, para que as mudanças gerem resultados interessantes, é necessário que primeiramente haja uma organização devida de cada processo de forma eficaz, para que não haja perda de tempo e nem de dinheiro. A partir disso, com uma boa organização estruturada, é hora de começar a colocar em prática algumas dicas que podem aumentar os lucros de seu posto.
Quase todo posto de combustível que se preze possui uma loja de conveniências em suas dependências. Entretanto, um posto que deseje ser destaque em meio a tantos outros e aumentar significativamente seus lucros deve oferecer diferenciais que chamem a atenção de potenciais clientes e mantenham os atuais em seu comércio.
Uma loja de conveniências bem estruturada pode conter todo tipo de mercadoria diferente, que atenda ao público de acordo com sua necessidade, o que também varia de acordo com a localização do comércio.
No geral, itens essenciais variam entre guloseimas de diferentes tamanhos e marcas, bebidas de todos os tipos, doces, utensílios para carros (como cheirinhos, por exemplo) e outros nesse estilo.
Se nas redondezas do posto não houver nenhum supermercado, fica aí uma oportunidade extra para a loja de conveniências, que pode atender a moradores vizinhos com itens de higiene básica e alimentos não perecíveis, por exemplo.
Outra oportunidade, que é menos essencial que uma loja de conveniências, porém dependendo da situação pode vir bem a calhar, é uma máquina de venda de fácil acesso. A máquina pode conter diferentes tipos de bebida, ou ser preenchida com guloseimas, mas o mais importante é que ela seja disposta de forma que o acesso à ela seja fácil e prático.
Dessa forma, mesmo clientes com pressa podem vir a comprar na máquina, aumentando os lucros do posto.
Se o posto possui estrutura suficiente, uma oficina mecânica também é essencial. Centenas de carros circulam, se não nas dependências do posto, próximo a ele. Destes, com certeza alguns necessitam de assistência mecânica, por menor que ela seja.
Cabe então ao posto divulgar seus serviços mecânicos, e essa divulgação pode ser feita por meio de banners, pedindo aos frentistas para divulgarem para os veículos nas bombas, e outras estratégias de marketing.
A oficina não necessariamente precisa ser muito complexa, mas ser equipada para lidar com problemas mecânicos do dia a dia, atendendo às necessidades da clientela.
Todos os dias, inúmeros são os veículos que furam o pneu enquanto transitam. Um posto de combustível equipado com uma borracharia para realizar reparos, dos simples aos mais complexos, não só será extremamente útil para quem estiver em uma situação de apuro (o que pode garantir novos clientes), mas também irá aumentar seus lucros, tudo isso sem sem grandes despesas.
Na correria da semana, pouquíssimos são as pessoas que possuem tempo de lavarem seus automóveis por conta própria, mas muitos são os que desejam dirigir o carro limpo. Assim, um serviço eficiente de lava-car pode atrair novos clientes para o posto, que podem gastar mais dinheiro em outras funções, como um abastecimento ou mesmo na loja de conveniências.
O contrário também ocorre, muitas vezes um consumidor que para pra abastecer e possui alguns minutos extra decide parar no lava-car para fazer uma ducha, por exemplo, o que não aconteceria se o posto não possuísse um lava-car acoplado às suas dependências.
No geral, muitas são as possibilidades para aumentar os lucros de um posto de combustível. Entretanto, o sucesso das variadas oportunidades depende de estratégias bem definidas por parte da gestão do posto, assim como uma tecnologia e organização aplicados com cautela em cada novo processo que o posto decidir aderir.
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