Seja em carros, caminhões, motos ou qualquer outro automóvel, uma das grandes preocupações dos motoristas diz respeito à economia de combustível. Por isso, separamos algumas informações essenciais para você que deseja economizar combustível, seja ele gasolina, diesel ou etanol.
Índice:
Como economizar Combustível na cidade
Como economizar combustível na estrada
Como economizar combustível com a troca de marcha
Outras dicas para a economia de combustível
Abaixo a matéria completa, mas você também pode selecionar um tópico de sua preferência e ser redirecionado(a) direto à ele.
Quando se trata de economia de combustível, muitas pessoas pensam que “é só aliviar o pé” e está tudo certo, mas não é exatamente assim que funciona. Ainda que os preços na bomba estejam altos, existem diversas outras maneiras de economizar combustível que podem te salvar uns trocados no final do mês.
“Aliviar o pé” é sim uma maneira de economizar combustível, mas isso não significa que você precise transitar em velocidades muito inferiores ao limite de velocidade da via. Na realidade, o que conta mais é a constância da aceleração, prefira manter uma velocidade no lugar de afundar o pé no pedal do acelerador.
Além disso, andar com altas velocidades dentro da cidade, além de ser arriscado, não permite que você mantenha essa velocidade por um longo intervalo de tempo, pois você será frequentemente interrompido por lombadas, sinaleiros, cruzamentos, entre outros. Dessa forma, tanto para sua segurança, quanto para a economia de combustível, é altamente recomendado que o limite de velocidade da via seja respeitado.
Outra instrução válida para a economia de combustível é antecipar frenagens.
Imagine a seguinte situação: você está dirigindo em velocidade constante e se depara com um semáforo na cor amarela há alguns metros, o suficiente para que não seja possível cruzá-lo sem passar no sinal vermelho. Nessa situação, você acelera para parar no sinaleiro ou reduz a velocidade para fazer o mesmo?
A resposta que irá proporcionar uma economia de combustível é reduzir a velocidade, deixando de acelerar. Já que você terá que parar no sinaleiro de qualquer forma, não existem razões para chegar nesse ponto mais rápido. O mesmo vale para placas de “PARE”, lombadas e conversões que já são conhecidas.
Se antecipar frenagens pode poupar combustível, ter calma nas arrancadas pode fazer o mesmo. Se você está com o veículo parado, por qualquer motivo que seja, e quando vai arrancar, pisa com força no pedal do acelerador, isso irá consumir mais combustível do que o necessário. O motorista deve se perguntar “estou mesmo com pressa?”, “por que deveria arrancar rápido?”. Essas perguntas fazem com que você pense duas vezes antes de pisar fundo no acelerador na hora da arrancada, proporcionando uma maior economia de combustível.
Ainda que essas dicas possam dar a impressão de que o combustível que será economizado é mínimo, quando combinadas podem fazer total diferença, e quando ignoradas podem pesar bastante no bolso do motorista.
Na rodovia, situações que exigem grandes frenagens ou arrancadas quase não acontecem. Por isso, qualquer automóvel tende a consumir menos combustível na estrada do que na cidade. Entretanto, existem algumas outras dicas que permitem que o combustível seja economizado ainda mais.
Um dos grandes influenciadores para o consumo em excesso na estrada é o excesso de peso no automóvel. Seja com um carro, uma van, um caminhão ou com outros veículos, quanto mais peso você estiver carregando, mais vai exigir do motor para locomover aquela quantidade de peso. Por isso, seja qual for seu automóvel, certifique-se de que está transportando somente o necessário, e evite pesos excedentes nas viagens de férias.
Para quem possui ar-condicionado em seu veículo, cuidado, pois apesar de o ar-condicionado ser um bom aliado em dias mais quentes, ele também é um grande inimigo da economia de combustível. Isso acontece porque o ar-condicionado utiliza potência do motor para realizar seu trabalho, o que certamente aumentará o consumo.
Todavia, se você pensa que em dias mais quentes abrir todos os vidros fará com que você economize combustível, também não é bem assim. Quando você está transitando em altas velocidades, que geralmente é o caso nas rodovias, a resistência do ar irá dificultar o trabalho do motor do automóvel, o que exigirá mais combustível. Felizmente os carros são projetados com um formato próprio para contornar essa situação. Entretanto, se os vidros estão abertos, a resistência do ar aumenta e consequentemente o consumo também.
No mais, na estrada recomenda-se a utilização do ar-condicionado em casos mais extremos de calor, ou se você não quer realmente ficar com os vidros abertos. Já na cidade, em velocidades mais baixas, ligar o ar-condicionado ao invés de abrir os vidros pode lhe custar uns trocados a mais.
Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma marcha que fará com que o carro consuma menos combustível. É, entretanto, necessário que o motorista utilize a marcha correta em cada situação que aparecer. Por exemplo, se você está dirigindo em alta velocidade em uma marcha mais pesada, as rotações do motor irão aumentar, e assim haverá maior consumo de combustível. Já se você exige mais rotações do motor e está em uma marcha leve (Utilizar quinta marcha em uma subida íngreme, por exemplo), a bomba irá injetar mais combustível para compensar os giros que faltam nessa situação.
Outro fator que influencia negativamente no consumo de combustível é colocar a marcha no neutro enquanto o carro está em movimento. Essa ação pode, na realidade, fazer com que o motor injete mais gasolina ao invés de gastar menos, além de ser uma prática extremamente perigosa.
Seja na estrada ou na cidade, essas dicas vão ajudar você a economizar combustível em seu automóvel seja ele qual for!
Leia mais sobre os efeitos da Gasolina Aditivada clicando aqui.
E aí, gostou das dicas? Já utilizava alguma delas no seu dia a dia?
A ON Petro quer te ouvir! Fale conosco por meio de nossa página de contatos.
O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…
O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…
Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…