Você já se perguntou como toda aquela quantidade de combustível é armazenada nos postos? Quais seriam as medidas de segurança para o armazenamento de todo esse composto? Será que é possível armazenar combustível em casa?
Nesse artigo vamos responder a estas e outras perguntas sobre como o combustível é armazenado da maneira correta e com as devidas medidas de segurança.
Índice
Por que é importante armazenar combustível corretamente?
Como o combustível é armazenado corretamente
É possível armazenar combustível em casa?
Você pode selecionar um dos tópicos acima ou seguir a leitura na sequência
O armazenamento dos derivados do petróleo é, sem dúvida, uma das principais preocupações dos gestores de postos de combustível e das empresas distribuidoras, tanto com relação à estruturação quanto financeiramente falando. Isso ocorre porque todos os fluidos são altamente inflamáveis e prejudiciais para a saúde humana, e se o seu armazenamento for feito de uma forma incorreta, pode trazer diversos riscos e provocar severos danos.
Os cuidados com o armazenamento devem começar desde a descarga do combustível nos tanques das transportadoras, pois além dos danos à saúde humana, o armazenamento incorreto de combustíveis também atinge de forma desastrosa o meio-ambiente.
Aqui vão algumas observações que são extremamente importantes antes de descarregar o combustível:
Em termos gerais, a importância do armazenamento correto de combustível está desde a preservação da saúde humana e do meio-ambiente até a busca da preservação da qualidade e quantidade de cada combustível. O procedimento depende muito da situação de cada posto de combustível ou transportadora e da quantidade que esses comercializam, porém é fundamental que todos ajam de acordo com as normas, da maneira mais segura possível.
As instituições que normatizam o armazenamento e distribuição dos combustíveis são divididas entre ANP (Agência Nacional do Petróleo), ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), dentre outras. Abaixo estão algumas das normas mais conhecidas sobre o armazenamento de combustível:
Armazenamento de Líquidos Inflamáveis e combustíveis – Critérios e procedimentos para serviço de manutenção de unidade abastecedora: ABNT NBR 15428:2006
Requisitos necessários à autorização para o exercício da atividade de revenda varejista de combustíveis automotivos e a sua regulamentação: Resolução ANP 41: a ANP 41, de 06/11/2013
Armazenamento de líquido inflamável e combustíveis – Construção e ensaios de unidade de abastecimento: ABNT NBR 15456:2007
Armazenamento de líquidos inflamáveis e combustíveis — Procedimento de controle de estoque dos sistemas de armazenamento subterrâneo de combustíveis (SASC): ABNT NBR 13787:2013
Diretrizes para o licenciamento ambiental de postos de combustíveis e serviços e dispõe sobre a prevenção e controle da poluição: Resolução CONAMA n° 273: a resolução de 29/11/2000
Penas referentes à danos no meio ambiente: Lei 9.605, de 12/02/1998
Em postos de combustível o armazenamento se divide entre tanques localizados acima do solo e tanques subterrâneos:
Esse tipo de armazenamento é bem comum entre as distribuidoras de combustíveis, por conta da frequência e quantidade de combustível que entra e sai. Assim como no caso de tanques subterrâneos existem vantagens e desvantagens nesse tipo de armazenamento. As vantagens estão divididas entre a facilidade de manipulação dos compostos e a redução dos custos com manutenção, pois esta se torna muito mais simples.
Também existem as desvantagens, e a principal delas diz respeito ao espaço ocupado pelos tanques no solo, que precisam de um local com temperatura ambiente correta e com as medidas de segurança devidamente tomadas.
Esse tipo de armazenamento já é mais comum entre os postos de combustível, principalmente porque economiza um bom espaço. Nesse caso os tanques estão completamente abaixo do solo, apenas com conexões para as bombas menores que irão abastecer os automóveis.
A grande vantagem desse tipo de armazenamento está, com certeza, na economia de espaço, pois os tanques ocupam uma área que geralmente não é ocupada por outros automóveis. Outra grande vantagem é a diminuição de risco de incêndio, principalmente pela falta de oxigênio no subterrâneo (onde os tanques estão localizados).
A desvantagem está na manutenção e verificação desses tanques, pois se ocorrer qualquer tipo de vazamento é muito mais difícil de ser percebido e ainda mais complexo realizar manutenções.
Em suma, o combustível armazenado tanto nas transportadoras quanto nos postos se divide entre tanques acima do solo e tanques subterrâneos. Entretanto, seja o meio de armazenamento que for, frisamos que deve estar de acordo com diversas regulamentações para que não haja maiores riscos.
De acordo com a Lei nº 9.605, de 12/02/1998, o armazenamento de combustíveis em casa é proibido. Isso porque, como já mencionado, os compostos são altamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, e se seu armazenamento for realizado da maneira incorreta é quase certo de que os resultados serão trágicos.
Ainda que seja altamente arriscado e não permitido por lei armazenar gasolina em casa, se seu carro acabou ficando sem combustível é possível transportar o composto de um posto até o automóvel. Entretanto, é necessário que o transporte seja realizado em recipientes próprios, que sejam certificados e fabricados exclusivamente para esse fim. Nesse caso, a regulamentarização varia de estado para estado e município para município, mas se você for até um posto de distribuição eles provavelmente irão orientar da maneira correta.
Ainda que as diversas normas pareçam exaustivas, lembre-se que toda essa burocracia tem como objetivo preservar a saúde humana e o meio ambiente, e que quando se trata dessas duas coisas, todo cuidado é pouco.
Armazenar combustível com segurança é o dever de toda transportadora.
Já comercializar combustível de alta qualidade, com segurança e ainda transportá-lo com rapidez e eficiência é a especialidade da ON Petro! Conheça como são os nossos serviços clicando aqui!
O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…
O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…
Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…