O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. A fonte orgânica do Biodiesel o torna um combustível limpo e renovável, e sua utilização está se mostrando cada vez mais vantajosa no Brasil e no mundo.
Nascendo como uma alternativa de substituir totalmente ou parcialmente o óleo Diesel utilizado em veículos de grande porte, a utilização do Biodiesel se mostra como um grande avanço na preservação do meio ambiente. As grandes empresas de produção de Biodiesel têm descoberto novas maneiras de fazê-lo, tal como a utilização de Sebo Bovino como matéria-prima na produção, tornando o combustível ainda mais favorável.
Como muitos sabem, o óleo Diesel é um combustível de origem petrolífera muito utilizado por diversos automóveis, chegando a ser o principal combustível comercializado no Brasil. Mesmo que a utilização do óleo Diesel em veículos de grande porte (tais como ônibus e caminhões) seja favorável em diversos aspectos, quando o assunto é meio ambiente as vantagens despencam. O Diesel libera inúmeros gases poluentes na atmosfera, tais como: Enxofre (S), Dióxido de Nitrogênio (NO2) e Monóxido de Carbono (CO). A excessiva utilização desse combustível além de provocar problemas de saúde, favorece imensamente para o aquecimento Global.
Apesar de o Biodiesel compor apenas 10% da mistura do Diesel comercializado em postos de gasolina, tal número já beneficia de forma imensa o meio ambiente. A utilização do biocombustível diminui as emissões de Enxofre (S), Hidrocarbonetos (CH) e Monóxido de Carbono (CO), sendo este último uma redução de mais de 70%. Assim, é evidente que a utilização do Biodiesel apresenta vantagens gritantes em relação ao óleo Diesel, e quando se trata de meio ambiente, qualquer vantagem é valorosa.
É claro que, apesar de ser excelente em diversos aspectos, o Biodiesel também apresenta alguns pontos ruins. Entretanto, se comparado aos seus benefícios, principalmente frente ao óleo Diesel, os detalhes negativos quase que desaparecem. Abaixo está representado um resumo das principais desvantagens da utilização e produção do Biodiesel, e logo na sequência as vantagens de sua utilização.
As desvantagens existem, porém podem ser facilmente evitadas com algumas precauções.
Na sequência são mostrados alguns dados sobre o aproveitamento do sebo bovino na produção de Biodiesel:
Os setores de produção de Biodiesel têm se tornado um dos principais consumidores do Sebo Bovino. Segundo inferências da ABRA (Associação Brasileira de Reciclagem Animal), cerca de 37% da gordura de origem animal foi direcionada para produção de Biodiesel no ano de 2018.
A vantagem da utilização do Sebo Bovino como matéria prima é evidente. Não há somente um ganho ambiental, mas também um ganho em produção, pois ainda que a soja seja a principal matéria prima, no ano de 2018 aproximadamente 28% do Biodiesel brasileiro foi produzido através de gordura animal (Dados da ABRA). Tal porcentagem favorece imensamente os números de produção do Biodiesel, principalmente quando se trata do Brasil, que além de ser o maior produtor de Soja mundial, é também o país com o maior rebanho bovino do mundo. Em outras palavras, a produção de Biodiesel é extremamente favorecida dentro do território brasileiro.
O gráfico a seguir mostra a inserção do Sebo Bovino nas regiões do Brasil (Dados da ABRA):
Ainda que algumas regiões apresentem uma menor inserção de sebo bovino na produção de Biodiesel, percebe-se que esse material está distribuído em toda a extensão brasileira, demonstrando a abundância que o país possui em matéria prima para a produção de Biodiesel.
Outro benefício proveniente da utilização de Sebo Bovino na produção de Biodiesel é o auxílio para pequenos pecuaristas e produtores de agropecuária familiar por parte de empresas produtoras desse biocombustível. Para tal, a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), levantou o Programa Selo Biocombustível Social, um programa de incentivo ao Biodiesel, que tem por objetivo auxiliar os pequenos produtores com recursos e aumento nas vendas, tendo em vista que a empresa que optar por adquirir o Selo, tem a obrigatoriedade de adquirir um percentual mínimo de matéria-prima dos agricultores familiares no ano de produção de biodiesel.
Como já mencionado, as principais empresas produtoras de Biodiesel do país estão bem distribuídas por todo o território brasileiro. A seguir estão representadas as principais usinas de Biodiesel do país, separadas por região:
Apesar de o Brasil destacar-se em indústrias e matéria prima para a produção de Biodiesel, ainda não é o maior produtor mundial desse biocombustível. Ficou curioso pra saber quem produz mais? Abaixo está detalhada uma lista com os cinco países que mais produzem Biodiesel no mundo (Dados de 2018):
5º – China: Apesar de a China ser quase a maior potência mundial, sua produção de Biodiesel no ano de 2018 foi de 3.099.000 toneladas, uma quantidade relativamente grande, mas que se torna pequena se comparada aos primeiros da lista.
4º – Alemanha: A Alemanha é o maior produtor de Biocombustível da Europa, e sua produção de Biodiesel chegou, no ano de 2018, a 3.445.000 toneladas.
3º – Indonésia: Longe de ser uma das maiores potências mundiais, o terceiro colocado no ranking de maiores produtores de Biocombustíveis no mundo é a Indonésia, com um surpreendente quantia de 4.849.000 toneladas.
2º – Brasil: Em segundo lugar está o nosso querido Brasil. Com uma produção disparada na frente dos países anteriores, o Brasil produziu cerca de 21.375.000 toneladas de Biodiesel no ano de 2018, um número altíssimo, mas que incrivelmente ainda não é o maior.
1º – Estados Unidos: Em primeiro lugar destaca-se os Estados Unidos da América, o maior produtor de Biodiesel do mundo, com o espantoso número de 38.088.000 toneladas no ano de 2018. Esse número representa cerca de 40% da produção mundial.
Durante o artigo foram desenvolvidas características importantes referentes ao Biodiesel, tanto em escala nacional como em escala global. Espero que com a leitura possam ter ficado claras não apenas as características, mas as principais vantagens e desvantagens da utilização desse biocombustível tão importante para o Brasil e para o mundo. Se ficar com alguma dúvida, entre em contato com a ON Petro através da página de contato.
O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…
Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…
Muitos dos leitores possuem grande vontade em gerenciar um posto de combustível, seja esse de marca própria ou franqueado. Mas essa certamente…