Ainda que os automóveis sejam grandes facilitadores na correria do cotidiano, assim como toda máquina eles também estão passíveis de sofrerem com problemas mecânicos. Um dos problemas mais comuns que envolvem um automóvel é quando o carro não da partida, pois existem diversas possibilidades que podem ocasionar esse contratempo. Buscando auxiliar os motoristas que já passaram por essa dificuldade, ou informar àqueles que podem vir a enfrentar esse tipo de situação, nós separamos esse artigo informativo com as principais complicações que fazem com que o veículo não ligue, maneiras como você pode identificá-los e até mesmo resolvê-los.
Índice
O carro não da partida – possíveis problemas
Como resolver os possíveis problemas
Nenhum jeito funcionou, e agora?
Você pode ler o artigo completo na sequência ou selecionar um dos tópicos acima de acordo com sua necessidade.
Você precisa ir a algum lugar, entra no carro, dá a partida e o carro não liga, o que fazer? O que será que pode estar impactando no funcionamento de seu veículo? É necessário um mecânico?
Bom, é importante saber que para o motor do veículo trabalhar corretamente diversos elementos precisam estar funcionando, mas a parte boa é que muitas das funcionalidades desses componentes podem ser verificadas e algumas até resolvidas em casa.
Veja alguns dos possíveis problemas que são mais comuns quando o carro não da partida:
O painel de qualquer veículo é indispensável para o trânsito de qualquer automóvel. O painel é o primeiro a acender antes de ligarmos de fato o carro, e se esse não está acendendo quando você vira meia chave pode ter certeza que algo está errado.
Se o seu carro não dá partida e o painel não está acendendo muito provavelmente o problema está na carga da bateria do automóvel, de forma que algo a consumiu durante o período ocioso do automóvel, ou que ela não está segurando carga.
Se seu carro está dando partida mas o painel não está acendendo, o problema também pode estar localizado no sistema elétrico do veículo, e é imprescindível que haja a troca.
Para o motor de um veículo funcionar são necessários ar, combustível e uma faísca (que será responsável pela combustão inicial). Se o combustível não chega ao motor, a faísca não terá com o que realizar a combustão e o motor não passará a funcionar.
Nesse caso é necessário verificar o painel e perceber se o veículo está com uma quantidade boa de combustível ou se esse já está há algum tempo com o tanque em nível baixo. Se o seu caso for a segunda opção, é bem provável que seu automóvel precise de mais combustível para voltar a funcionar. Em casos mais raros, também é possível que o nível de marcação esteja com defeito, e seu automóvel tenha ficado sem combustível mesmo que o painel mostre ao contrário.
Se você abasteceu recentemente, o problema provavelmente está na bomba de combustível, responsável por encaminhar corretamente o combustível para o motor.
Dentre os problemas de falha na partida esse é um dos mais comuns. Se você não está conseguindo girar a chave do seu automóvel, é possível que o problema esteja na leitura, pois cada chave possui um sistema de decodificação único. Nessa situação pode ser que o problema esteja na chave em si, que sofreu algum tipo de dano, ou no sistema de leitura do automóvel, que não reconhece a chave.
Há também, em alguns veículos, a ação do sistema de segurança que não permite que a chave gire. Sua ação é comum em algumas situações, como quando o volante trava com o carro desligado ou em alguns modelos de carros modernos onde o sistema funciona em todos os casos.
Se todos os outros componentes estiverem funcionando corretamente, mas o motor não produzir uma faísca que faça a combustão inicial, certamente o motor não irá funcionar. Nesse tipo de situação o problema provavelmente está localizado nas velas de ignição (responsáveis pela produção de faísca no motor). Se as velas estão com mau funcionamento, o motor não irá produzir a faísca necessária para combustão e o veículo não irá ligar.
Outro problema relacionado pode ser encontrado na bobina de ignição, responsável pelos sinais elétricos que produzirão as faíscas no motor.
Leia mais sobre os componentes do motor clicando aqui.
Ainda que sejam aqui apresentadas algumas possíveis soluções para problemas mecânicos no geral, recomendamos que em todos os casos o automóvel seja encaminhado antes para uma oficina mecânica, prevenindo maiores danos e proporcionando um conserto da maneira ideal.
Nesse caso, se o problema estiver na bateria do automóvel, é possível fazer o que é popularmente conhecido como “chupeta”, que seria uma ligação elétrica em paralelo entre duas baterias. Nesse caso será necessário cabos apropriados para a ligação, dos que possuem presilhas nas pontas.
Os polos (positivo e negativo) devem ser ligados ao seu correspondente na outra bateria, e com o carro que está funcionando ligado, o outro deve tentar dar a partida.
Se o problema estiver no sistema elétrico, é possível verificar a caixa de fusíveis e procurar (de acordo com o manual do automóvel) o responsável pelo sistema de partida.
Se você desconfia que o nível não está marcando corretamente é possível que seu veículo esteja mesmo sem combustível. Antes de encaminhar para uma oficina vale adicionar mais combustível como teste e ver se o motor funcionará. Se esse for o caso o problema já terá sido identificado e você pode economizar uns trocos na oficina mecânica.
Se seu carro é flex e você trocou recentemente o combustível, é possível também que o motor não esteja identificando corretamente o combustível novo, e nesse caso será uma alternativa adicionar do combustível antigo para que o sistema reconheça e faça a troca.
Se o problema for na bomba de combustível, não recomendamos que o leitor sem experiência tente abrí-la, por ser um sistema complexo.
É importante testar em primeiro lugar a chave reserva do automóvel, pois assim já é possível identificar se o sistema está reconhecendo alguma chave ou não. Se com a chave reserva o carro funcionar normalmente, a charada está resolvida, caso não funcione o problema pode estar no sistema de reconhecimento do automóvel, onde será necessário auxílio especializado.
Em casos de travas de segurança, se o modelo do seu automóvel é mais novo vale tentar dar a partida pisando na embreagem, pois alguns veículos só funcionam dessa forma. Outros testes que podem ser feitos, dessa vez em qualquer automóvel, são: dar a partida pisando no freio, puxar o volante para a esquerda ou direita e tentar dar a partida e tentar abrir e fechar a porta antes de ligar.
Nesse caso é importante tentar realizar a limpeza das velas de ignição, pois o problema provavelmente estará localizado ali. Caso a limpeza não produza nenhum efeito e você acredita que são mesmo as velas que estão com problema, é possível efetuar a troca das velas antes de gastar com uma oficina mecânica.
Você também pode verificar os fusíveis da caixa para tentar identificar se o problema está na parte elétrica.
Nessa situação será necessário que você procure ajuda especializada. O mais recomendado é que você chame por um guincho que leve seu automóvel à uma oficina mecânica. Porém, se você acredita que o problema é simples e pode ser resolvido com um conhecimento especializado em pouco tempo, você também pode chamar um mecânico no local. Se você optar pela segunda opção será necessário descrever o problema detalhadamente, para que o profissional possa se preparar antes de chegar até o seu veículo.
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