Além dos cuidados mecânicos essenciais, todo carro também precisa de uma boa higienização, tanto interna quanto externa. Uma grande dúvida de quem deseja economizar com lava-car, e prefere lavar o carro em casa, está na maneira correta de efetuar a limpeza, de forma que o veículo não sofra nenhum dano e fique bem limpo. Será que é possível utilizar qualquer tipo de produto de limpeza no carro? Qual a maneira mais fácil de limpar por dentro? Vem com a gente que vamos te explicar isso e muito mais!
Índice:
Benefícios de lavar o carro em casa
Alguns erros na hora de lavar o carro em casa
Como lavar corretamente o carro em casa
Você pode selecionar qualquer um dos tópicos acima ou seguir a leitura na sequência, aproveite!
Levar o carro em um lava-car é geralmente a primeira opção de muitos quando o automóvel está precisando de uma limpeza. Entretanto, ainda que seja mais trabalhoso e leve um tempo maior, lavar o carro em casa tem suas vantagens, e vamos explicá-las agora:
Na maioria dos lava-car, a lavagem do carro é feita com fluxo constante de água, e muitas vezes não cessa nem mesmo enquanto o veículo é ensaboado, o que resulta em um gasto de água enorme. Quando você opta por lavar o carro em casa, pode escolher efetuar a limpeza externa utilizando poucos baldes de água, com os quais você pode retornar o objeto de limpeza diversas vezes e enxaguar o automóvel ao final do processo.
Se você leva seu carro a um lava-car para uma limpeza completa, diversas são as possibilidades de maus cuidados com o automóvel, desde o cuidado com os bancos e carpê, até a locomoção indevida de seu veículo. Se a lavagem for apenas externa, é possível que entre água em locais onde não deveria, e que a lataria do veículo seja riscada.
Optando por lavar o carro em casa, você tomará os devidos cuidados com os tecidos do seu veículo, e também prestará muita atenção para não riscar a sua lataria. Além de tudo isso, quando você limpa em casa você tem o cuidado para que todas as partes fiquem bem limpas, o que pode não acontecer em um lava-car, e quando você perceber provavelmente já estará longe do local.
Num lava-car, geralmente não se sabe a qualidade dos produtos que serão utilizados para a limpeza do veículo, e como o fluxo de carros é grande, geralmente os produtos utilizados têm menor qualidade para que o estabelecimento aumente o lucro. Se você escolher lavar o carro em casa, poderá escolher também os produtos que irá utilizar, interna e externamente no seu automóvel, garantindo a melhor limpeza possível.
Ainda que alguns detergentes mostrem a escrita “neutro” em suas embalagens, a utilização de detergente para limpar a parte externa do automóvel não está nem perto de ser recomendada. O detergente possui componentes que fazem com que o carro perca o brilho, e que podem até manchar a lataria do automóvel.
Se a limpeza é interna e o objetivo é tirar manchas, como as de gordura por exemplo, ainda que não seja o mais recomendado, é possível utilizar detergentes nesse caso.
Se o automóvel for esfregado com buchas firmes, a sujeira que está localizada terá mais dificuldade de sair, e apenas será esfregada na lataria, ocasionando em riscos no carro. É altamente recomendado que sejam utilizados panos de microfibra para a lavagem de veículos
Você provavelmente já reparou em riscos em outros carros em formatos de “teia de aranha”, estes são provocados pelos movimentos circulares na hora de esfregar o veículo. Os movimentos para a lavagem devem ser em linha reta, para evitar que a sujeira que não saia na hora fique passando diversas vezes pelo mesmo local e risque o carro.
Ainda que o produto, material e movimento sejam corretos, de nada adiantará se você não molhar devidamente o veículo antes de começar a esfregá-lo. É necessário molhar para que as partículas de pó saiam mais facilmente, também evitando que a lataria do automóvel seja riscada.
Quando você começa a lavagem do carro por baixo e depois parte para cima, a sujeira que está em cima irá escorrer e sujar novamente a parte de baixo, aumentando o trabalho, o gasto de água, e o tempo de lavagem.
Se o carro for lavado no sol, tanto a água quanto os produtos utilizados para a lavagem podem vir a manchar o veículo, o que pode aumentar o gasto de água, para tentar remover a mancha e em alguns casos manchar permanentemente a lataria do automóvel
As manchas de água, quando secam naturalmente, dão um aspecto de mancha e sujeira ao veículo, tanto nos vidros quanto na lataria. Além disso, se a água secar nos espelhos retrovisores, as manchas certamente prejudicarão a visualização do motorista.
É necessário um aspirador de pó para realizar uma boa limpeza interna, diferentes tipos de bico podem te ajudar a alcançar lugares mais apertados e fundos. Lembre-se também de lavar com limpa vidros o parabrisa e os demais vidros, isso evita embaçamento quando o carro está fechado e é até mais seguro para quem dirige.
Capriche nos perfumes automotivos, os chamados “cheirinho” de carro, um bom odor é sempre muito agradável para todos que entram no veículo e até para você mesmo.
A cera traz um brilho especial para o automóvel, e também protege a lataria, evitando que essa oxide e segure água na superfície, evitando manchas de sol e de outras fontes. A perda de brilho do veículo, assim como a retenção de água na superfície irão indicar quando é a hora de encerar de novo, é super importante para a beleza do automóvel que ele esteja sempre com a cera em dia.
Acha que essas dicas foram úteis para você? Quer saber mais dicas de como lavar o seu carro da melhor forma? Entre em contato com a ON Petro!
O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…
O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…
Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…