Cores da Gasolina: Você já se deparou com elas na hora de abastecer? Ficou desconfiado e se perguntando o que poderia ser, ou se o combustível era mesmo de qualidade? Se esse não foi o seu caso, você sabia que existem sim colorações diferentes entre gasolinas e os demais combustíveis? Nesse artigo falaremos sobre as diferentes cores da gasolina e seus significados, assim como a diferenciação de cores para os demais combustíveis, para que fique mais simples identificar a diferença. Afinal, abastecer seu veículo com combustível de qualidade é fundamental para um bom funcionamento do motor.
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A diferença de cores está presente não só entre combustíveis diferentes, mas também entre o mesmo combustível, e está relacionada com a composição e processos de produção do combustível. Quando a gasolina recém sai das refinarias, a chamada de gasolina tipo A, ela deve possuir uma coloração transparente ou levemente amarelada. Nessa etapa, ainda não houve a mistura da gasolina com o álcool etílico anidro (que deve corresponder a 25% da mistura, com o objetivo de reduzir a emissão de gases poluentes), e a gasolina ainda está em seu estado mais puro. Após a mistura, é normal que a coloração fique levemente mais amarelada, devido a mistura dos compostos.
Entretanto, a gasolina comum comercializada não apresenta grande variação de cor quando comparada a outros tipos de gasolina ou mesmo combustíveis, como a gasolina aditivada e o Diesel, por exemplo. A diferença maior, para os outros tipos de gasolina, deve-se principalmente aos detergentes e aditivos presentes na composição das demais leia mais sobre detergentes e aditivos clicando aqui. Mas também é necessário saber que alguns tipos de gasolina contam com a adição de corantes para diferenciação, alguns mais simples e outros mais diferentes, como é o caso da gasolina Shell V-Power, que possui coloração verde. Além disso, é possível observar variações (leves) em marcas de gasolina, e com certeza maiores variações em outros combustíveis, principalmente por conta de seus diferentes compostos.
É o tipo de gasolina mais comercializado, e geralmente é incolor ou levemente amarelada. Tal especificação é definida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), pois os processos de refino e a composição química do combustível garantem a variação.
Apesar de ser uma gasolina superior à gasolina comum, o que é definido por conta de seu nível de octanagem maior (saiba mais clicando aqui), a coloração da Gasolina Premium é a mesma coloração da Gasolina comum, e varia entre transparente e levemente amarelada.
Tal coloração também é definida pela ANP, e a igualdade permanece por conta da composição que é bem semelhante, inclusive a quantidade de álcool anidro presente na mistura (25%).
A gasolina aditivada geralmente contém corantes em sua composição, esses que diferenciam o composto da gasolina comum. Esses corantes podem ser decididos pela produtora com uma única exceção, a cor não pode ser azul nem rosa. Isso ocorre porque a cor azul é destinada aos combustíveis de aviação e a rosa é utilizada em situações mais restritas.
Dessa forma, a maioria das produtoras define a cor verde como representante de sua gasolina aditivada. É necessário saber que a coloração da gasolina não altera em nada o desempenho do motor do veículo, e que a cor por si só não impacta nem de forma positiva nem de forma negativa, mas sim os compostos da gasolina, que no caso da aditivada prometem melhorias com relação à gasolina comum.
Também conhecida pela sua sigla GAV, a gasolina de aviação é um combustível totalmente diferente da gasolina de automóveis como carros e motocicletas. Essa, por sua vez, possui coloração azulada, exclusiva desse tipo, e todas as suas características são controladas por severos testes antes de serem de fato utilizadas.
Além da diferença entre as cores da gasolina, também é interessante ter conhecimento sobre a diferença de coloração entre outros combustíveis. A diferença mais difícil de ser percebida está entre a gasolina comum e o álcool (etanol comum), justamente porque a gasolina comum, se não for levemente amarelada, deve ser transparente. Nesse caso, a diferença pode ser melhor percebida a partir do cheiro do combustível, pois o etanol apresenta um cheiro muito mais próximo do álcool 70 do que a gasolina. (Atenção: Os cheiros fortes da gasolina e do etanol podem causar danos à saúde, recomendamos que, se necessário, o cheiro deve ser sentido à distância).
Já no caso do Óleo Diesel a diferença fica muito mais fácil de ser percebida, pois é um combustível que apresenta maiores diferenças para a gasolina. Tanto o diesel S10 quanto o S500 apresentam cores mais escuras do que a gasolina. Enquanto o S10 pode variar sua coloração entre amarelo escuro, alaranjado e marrom, o S500 precisa ter a cor vermelha devido à resolução Nº 65, de 2011, da ANP (Agência Nacional do Petróleo). O artigo 11 da resolução especifica a cor vermelha justamente para que o S500 não possa ser confundido com o S10, tendo em vista a ocorrência prévia de episódios como esse. Além disso, o Óleo Diesel apresenta uma densidade muito maior que a da gasolina, e lembra a consistência do óleo de cozinha. Leia mais sobre o Óleo Diesel S10 clicando aqui, e sobre o Diesel S500 aqui! Dessa forma, se não for possível identificar a diferença pela coloração, certamente a consistência do fluido irá distingui-lo da gasolina.
Qualquer cliente que desconfie da qualidade da gasolina, seja por sua coloração ou por qualquer outro motivo, tem o direito de solicitar o teste na hora do combustível. Esse teste, chamado de teste de pureza, também conhecido como “teste da proveta”, deve ser solicitado ao frentista, e é garantido por Lei pela resolução nº 9 da ANP, de 2007. A resolução obriga o posto de combustível a realizar o teste sempre que for solicitado por qualquer cliente.
Caso o estabelecimento se recuse a realizar o teste, o cliente deve efetuar a reclamação diretamente com a ANP, para que as devidas medidas sejam tomadas.
O teste basicamente consiste em misturar 50% de gasolina com 50% de um composto de água e sal de cozinha. Após 15 minutos, a separação dos líquidos fica visível a olho nu, com o etanol sendo transferido para a água e a gasolina separada na parte superior da proveta.
Caso a separação não ocorra de forma devida, é um forte indício de que o combustível está adulterado.
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