Você sabe escolher entre gasolina comum e aditivada? Abastecer o seu veículo de maneira incorreta não só pode trazer grandes prejuízos financeiros como também pode gerar, com o tempo, grandes danos ao motor do automóvel. Por isso, se você possui um carro, é necessário conhecer muito bem os tipos de combustível que podem ser utilizados para abastecer seu veículo, evitando assim maiores problemas.
Por que a gasolina aditivada é mais cara que a comum? Qual é mais benéfica? Qual rende mais? Essas são apenas algumas das dúvidas presentes na hora de abastecer. Com o objetivo de sanar boa parte das principais questões dos motoristas, preparamos esse artigo que responde essas e outras perguntas relacionadas ao assunto.
Qual a diferença entre gasolina comum e gasolina aditivada?
Qual é mais benéfica?
Gasolina comum ou aditivada, qual rende mais?
Qual a melhor economicamente?
Como saber qual a melhor gasolina para o meu carro?
Um carro com gasolina comum pode mudar para aditivada?
Se você está interessado em apenas um dos assuntos citados no índice, é só selecioná-lo que redirecionaremos você direto para ele!
Em qualquer posto de combustível a gasolina aditivada é mais cara do que a gasolina comum, mas você sabe por que isso acontece? Isso se deve ao fato de que a gasolina aditivada, além de possuir os componentes da gasolina comum, também possui aditivos em sua composição, chamados de “aditivos detergentes”. Esses aditivos ajudam a manter o motor do automóvel limpo, e evitam a formação de pequenos depósitos de partículas de carbono, responsáveis por interferir no rendimento do motor e prejudicar sua combustão.
Para proporcionar essa limpeza, a gasolina aditivada precisa conter componentes que não estão presentes na gasolina comum, e por isso seu preço é elevado. Para saber mais sobre a composição do preço da gasolina, clique aqui.
Em termos de durabilidade do motor, podemos perceber de acordo com o último tópico que a gasolina aditivada apresenta maiores benefícios. Os principais pontos de limpeza da gasolina aditivada são os bicos injetores e as bombas, e seu uso frequente trará maiores benefícios a longo prazo do que a gasolina comum.
Além disso, a gasolina aditivada também traz maiores benefícios para o meio ambiente do que a gasolina comum. Isso se deve a limpeza dos bicos injetores por parte da gasolina aditivada, pois com a presença de mais resíduos no motor, ocorre por consequência a liberação de mais gases poluentes na atmosfera.
Assim, não só em termos automotivos a gasolina aditivada se mostra mais vantajosa, a “gasolina detergente” também é menos agressiva ao meio ambiente (ainda que emita gases poluentes na atmosfera como qualquer combustível, para ler mais sobre gases poluentes, clique aqui).
Existem rumores sobre a gasolina aditivada render mais do que a gasolina comum, entretanto tais informações são apenas falácias. A realidade é que a autonomia da gasolina aditivada é idêntica à autonomia da gasolina comum, sendo os aditivos presentes os responsáveis pela variação de preço entre a comum e a aditivada. Acredita-se que o embasamento para essa informação seja coerente com o fato de que um motor sujo possui um menor desempenho, e consequentemente consome mais combustível. Isso pode dar a impressão de que, com a gasolina aditivada, o rendimento é maior, e não que é o motor limpo que provoca um melhor rendimento para o automóvel.
Como já antes mencionado, a gasolina aditivada ser mais cara do que a gasolina comum é um fato em qualquer posto de combustível no Brasil, devido a adição dos aditivos detergentes em sua composição. Sendo assim, é claro que optar pelo uso de gasolina aditivada ao invés da comum trará maiores custos na hora de abastecer. Entretanto, esse não é o único fator que deve ser observado.
A essa altura da leitura você já sabe que um motor sujo apresenta um pior desempenho do que um motor limpo e, como consequência, consome mais combustível. Dessa forma, fica fácil relacionar que com a limpeza do motor, promovida pela gasolina aditivada, seu veículo tende a consumir menos combustível.
Atenção: A informação dada aqui não diz que o automóvel queima a gasolina aditivada mais devagar do que a gasolina comum, mas que um motor limpo consumirá menos combustível, seja esse qual for.
A conclusão que podemos tirar então é que embora a gasolina aditivada acabe saindo mais cara do que a comum na hora de abastecer o tanque, a utilização da gasolina aditivada trará maiores benefícios a médio e longo prazo.
No fim das contas, a melhor gasolina para o seu veículo é a que sairá melhor para o seu bolso, mas isso considerando todos os efeitos de curto, médio e longo prazo. Se você possui disponibilidade financeira, a gasolina aditivada apesar de ser um pouco mais cara, certamente trará mais benefícios.
Quer saber se gasolina ou álcool vale mais a pena para seu carro? Clique aqui
Uma prática utilizada por muitos motoristas é a mistura da gasolina comum com a gasolina aditivada. Apesar de não ser tão eficiente como a utilização da gasolina aditivada pura, essa mistura também ajuda na limpeza do motor, e sairá mais barata do que abastecer a mesma quantia apenas com aditivada.
Agora sim, com as informações já fornecidas nesse artigo, você fica apto para decidir qual a melhor gasolina para o seu automóvel, apesar de nós aconselharmos que você verifique o manual de seu veículo, onde certamente você encontrará informações a respeito do melhor combustível para seu carro.
Quando ocorre a mudança brusca de gasolina comum para gasolina aditivada, em alguns casos ocorre de o veículo apresentar falhas depois de algum tempo. Isso se deve ao acúmulo excessivo de sujeira que estava presa nos bicos de injeção, e que com o tempo vai se desprendendo e entupindo os canais.
Se você deseja trocar de combustível, para evitar tal situação, se seu veículo está acostumado por muito tempo apenas com gasolina comum, recomenda-se que a troca de combustível seja feita gradativamente, misturando os dois tipos de gasolina, fazendo os próximos abastecimentos (Tanque cheio) da seguinte forma: Primeiro abastecimento (10% Aditivada, 90% Comum); Segundo abastecimento: (30% Aditivada, 70% Comum); Terceiro abastecimento: (50% Aditivada, 50% Comum). A partir daí as chances de seu automóvel apresentar falhas pelo uso exclusivo de gasolina aditivada são ainda menores.
Lembre-se: Levar seu veículo a uma oficina para fazer uma limpeza é sempre recomendado!
E aí, gostou do artigo? Quer mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco!
O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…
O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…
Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…