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Manutenção Preventiva

Para toda máquina, é altamente recomendado que seja feita manutenção preventiva. Dessa forma, evita que, quando você mais precise utilizá-la, passe por apuros ou surpresas negativas. Com os automóveis, isso não é diferente, pois quanto mais complexa é a máquina, mais manutenções preventivas são necessárias, e maiores são os problemas que podem ser evitados no futuro. 

Por essa razão, trouxemos esse artigo com algumas manutenções preventivas que são indispensáveis nos automóveis, apresentando ações que você pode tomar ainda hoje para preservar e estender a vida útil do motor.

 

Índice:

Por que a manutenção preventiva é importante?

Alguns componentes que devem ser regularmente revisados

Como saber quando é a hora de trocar?

 

A leitura a seguir acompanha a ordem do índice acima, mas você também pode selecionar um dos tópicos que o(a) redirecionaremos direto à ele.

 

Por que a manutenção preventiva é importante? 

Suponha que você esteja a caminho de uma reunião muito importante, na qual um atraso seria desastroso. No meio do trajeto, seu carro começa a apresentar problemas. Quando você vai verificar, percebe que aquela peça que você estava adiando a troca parou de funcionar de uma vez por todas. Nesse caso, a manutenção preventiva poderia ter poupado você de se atrasar para a tão importante reunião. Em outros cenários, existem componentes que necessitam de troca, ou ao menos revisão, ainda que não estejam apresentando problemas prévios. 

Isso caracteriza a manutenção preventiva, verificar frequentemente componentes que podem dar problema em breve e substituí-los por novos,  para prevenir-se de transtornos futuros enquanto você não está preparado para eles.

Entretanto, a manutenção preventiva pode fazer muito mais do que apenas evitar problemas com uma única peça. Quando realizada corretamente, também pode aumentar a vida útil do motor do automóvel, trazer mais segurança para quem transita com o veículo, proporcionar melhor eficiência e prevenir altos custos em oficinas mecânicas.

 

Alguns componentes que devem ser regularmente revisados

Ao contrário do que pode ser esperado, a manutenção preventiva não diz respeito apenas a grandes manutenções e trocas de peças, ela também está presente em pequenas ações, que podem evitar grandes problemas no futuro.

 

Calibragem correta dos Pneus

Começando pelas pequenas ações, uma das prevenções que muitos motoristas não dão muita importância, mas que é fundamental para a segurança e economia é a calibragem correta dos pneus. Um pneu descalibrado pode ser muito perigoso em diversas situações, como curvas, pistas molhadas e momentos onde é necessário um movimento mais rápido com o volante. No geral, o carro perde estabilidade, e situações como capotagem ou derrapagem  ficam muito mais passíveis de acontecer. Além disso, pneus mal calibrados irão desgastar mais facilmente e economizar mais combustível. Leia mais sobre economia de combustível clicando aqui.

Tendo isso em mente, procure andar sempre com os pneus na calibragem correta, pois com certeza sua locomoção será mais segura.

*Verifique a calibragem correta dos pneus no manual de seu automóvel.

 

Óleo do Motor

O óleo do motor é o principal componente do sistema de lubrificação de qualquer automóvel, pois sem ele o atrito entre as peças seria contínuo, o que certamente traria problemas. Com isso, é necessário verificar frequentemente a situação do óleo do motor, pois esse tem que estar limpo e na quantidade certa para realizar adequadamente seu papel. Em média, recomenda-se que o óleo do motor seja trocado entre 5.000km e 10.000km rodados do automóvel, entretanto esse número pode variar de modelo para modelo e de automóvel para automóvel. A melhor maneira de garantir é verificando o manual do automóvel, onde estará explícito o momento ideal para a troca.

 

Sistema de Arrefecimento

Outro componente indispensável na hora de realizar a manutenção preventiva é o sistema de arrefecimento do veículo. Esse é responsável pelo resfriamento do motor, que trabalha em altas temperaturas. Sem o sistema de arrefecimento, ou com seu mau funcionamento, o motor não é devidamente resfriado, o que pode ocasionar sérios problemas.

As manutenções no sistema de arrefecimento vão desde as mais simples até as mais complexas. Algo que deve ser constantemente observado é a água do sistema, também chamada de água do radiador. Essa água possui fácil acesso ao lado do motor, e geralmente seu reservatório mostra o nível correto de água.

A manutenção preventiva seria, por exemplo, (além de verificar o nível da água) acrescentar aditivos nessa água para que sua temperatura de ebulição passe a ser maior, evitando que a água evapore facilmente e o motor fique sem esse elemento fundamental.

 

Os itens pontuados acima são apenas alguns dos componentes que necessitam frequente revisão, para que seja caracterizada como uma boa manutenção preventiva. Entretanto, esses são os mais comuns e mais fáceis de verificar se podem causar um problema ou não. Por esse motivo, recomendamos que toda vez antes de colocar o veículo em movimento, revise esses componentes, pois um curto período de tempo pode trazer muita segurança e livrar o condutor de situações de perigo.

 

Veja mais alguns outros componentes que também vale a pena revisar de tempos em tempos:

 

  • Alinhamento de direção
  • Correia dentada
  • Qualidade dos pneus
  • Fluído de freios
  • Filtro de ar
  • Filtro de combustível
  • Lâmpadas
  • Velas
  • Escapamento
  • Embreagem
  • Cintos de segurança
  • Estepe
  • Água do Limpador de parabrisa
  • Freios

 

Como saber quando é a hora de trocar?

Resolver os problemas quando eles acontecem é muito mais fácil do que tentar prever quando eles acontecerão. Entretanto, com a manutenção preventiva, é exatamente isso o que queremos fazer. Para tornar esse processo mais simples, recomenda-se que os itens sejam revisados periodicamente por pessoal especializado (de preferência que seja de sua confiança). 

Entretanto, existem estimativas para a troca de alguns componentes, que é interessante saber.

Veja a lista abaixo:

 

Velas → Variam entre 15 mil a 100 mil km rodados

Correia dentada → média de 60 mil km rodados

Filtro de óleo → Toda vez que trocar o óleo

Alinhamento dos pneus → cerca de 10 a 20 mil km rodados

Limpeza do sistema de arrefecimento → Recomendado quando há troca do líquido de arrefecimento

Filtro de ar Geralmente troca-se junto com a troca de óleo

Óleo lubrificante → De 5 mil a 10 mil km rodados

Pneus → Geralmente têm validade de 5 anos

Fluido de freio (óleo do freio) → Cerca de seis meses a um ano

 

Porém, ter as estimativas não significa que você só precise efetuar a troca quando alcançar a quilometragem em questão. O ideal, para sua segurança, é que sejam feitas frequentes revisões no veículo por mecânicos especializados, que podem te dizer a hora de trocar ou não determinado componente.

 

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