Todo motorista conhece, se não todos, uma parte dos fluidos que estão envolvidos no funcionamento do motor de seu veículo, como o combustível, o fluído de arrefecimento, o óleo do motor e até mesmo a água que ajuda a limpar o para-brisa. Entretanto, poucos são os motoristas que sabem o que é o Arla 32, para que ele serve e porque seu uso é obrigatório.
Nesse texto você vai entender o que é essa substância, sua importância, seus riscos, como ela é utilizada e por que seu uso é obrigatório no país.
Quer aprender tudo isso e com uma leitura rapidinha? Vem com a gente que vamos te contar tudo!
Índice:
O Arla 32 nada mais é do que um composto formado pela junção de Ureia com Água Desmineralizada, e sua utilização tem por objetivo de reduzir a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx). Seu nome é uma abreviação de “Agente Redutor Líquido de Óxidos de Nitrogênio Automotivo” e o 32 deriva da quantia de Ureia presente por parte de Água Desmineralizada (32,5%).
O Arla 32 é fundamental para conter as emissões desses gases poluentes na atmosfera. Sua utilização é feita em conjunto com o sistema de Redução Catalítica Seletiva – do inglês Selective Catalyst Reduction (SCR) -, sendo obrigatória para veículos pesados (como caminhões e ônibus) fabricados a partir do ano de 2012. Essa obrigatoriedade é adjunta à utilização do Óleo Diesel s10, que você pode ler mais a respeito clicando aqui.
Algumas pessoas, ao constatarem que a composição do Arla 32 parece simples, acreditam ser possível fabricar essa substância em casa, criando uma solução a partir de Ureia e Água. Apesar de a ideia ser um tanto intrigante, a verdade é que não é possível fabricar essa substância por conta própria, pois a Ureia comercializada contém algumas substâncias a mais que não estão presentes no Arla 32 que é comercializado, substâncias essas que podem comprometer o funcionamento do veículo e até mesmo levar à perda total do motor.
Ainda que seja uma substância que é utilizada no motor de veículos pesados perto de componentes tóxicos, combustível e óleos, o Arla 32 não é considerado como uma substância perigosa. Isso ocorre porque ele não se encaixa como um composto explosivo, inflamável ou tóxico, ou seja, não possui nenhum risco, sendo sua utilização bastante segura.
Entretanto, vale ressaltar que apenas o Arla 32 adquirido no comércio legal segue essas características. Se o motorista optar por criar uma substância caseira para substituir o Arla 32, os resultados podem ser desastrosos, tais como perda de performance do veículo e até mesmo danos permanentes ao catalisador. O mesmo vale para quem decidir colocar água no reservatório do Agente Redutor, ou ainda instalar tecnologias que burlem os sistemas de reconhecimento do Arla 32. Para ser um composto verdadeiramente seguro e confiável, o Arla 32 deve possuir o Selo do Inmetro e estar de acordo com a Norma NBR ISO 22.241 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além do mais, qualquer meio empregado para burlar a utilização do Arla 32 é caracterizado como crime ambiental, e a fiscalização sobre tais ações vêm sendo ampliada cada vez mais por por setores capacitados, como a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O principal benefício proveniente da utilização do Arla 32 diz respeito à diminuição das emissões de gases poluentes na atmosfera – saiba mais sobre esse assunto em nosso artigo sobre o Biodiesel – Dessa forma, seu uso é visto como uma medida para combater a poluição causada por veículos automotores.
A diminuição da emissão de Óxidos de Nitrogênio (NOx) é favorável para o meio ambiente, melhorando a qualidade do ar, o que por consequência é extremamente benéfico para a saúde humana. Por isso a importância do Arla 32.
Primeiramente, não! É um erro muito comum compreender que o Arla 32 é utilizado como uma espécie de aditivo ao Diesel ou uma mistura que deve ser feita com algum fluido já existente no veículo, mas essa é uma conclusão equivocada. O Arla 32 é de exclusiva utilização de motores a Diesel que possuem o sistema SCR, e possui um tanque separado do combustível que comporta o agente redutor (normalmente localizado por uma tampa de coloração azul).
Da mesma forma que o combustível, o Arla 32 deve ser abastecido nos veículos, entretanto cada um em seu respectivo reservatório. Para evitar que em um momento de desatenção ocorra a troca de tanque desses compostos (o que certamente ocasionaria diversos problemas à engenharia do automóvel), o bico da mangueira e o bocal do tanque de Arla 32 possuem diâmetros diferentes dos respectivos bico e bocal do Diesel, impossibilitando que haja uma troca acidental na hora do abastecimento.
O rendimento do Arla 32 geralmente segue uma proporção de 1 para 20, ou seja, a cada 20 litros de Diesel queimados, 1 litro de Arla 32 é consumido. Essa é uma proporção não muito grande, e um dado intrigante é que um litro de Arla 32 custa quase o mesmo valor do que um litro de Diesel, ainda que o consumo dos dois seja distante.
Mais de um fator influencia no preço do Arla 32, sendo os principais o transporte e o tipo de embalagem utilizada. Além disso, existem as taxas dos revendedores, que são determinadas individualmente, não havendo restrições por parte do fabricante.
Um galão de 20 Litros de Arla 32 (O correspondente ao consumo de cerca de 400L de Diesel) custa em média R$ 80,00, o que equivale a 4 reais por litro.
Existem ainda outros cenários de preço, onde o Arla 32 é comprado em maiores quantidades (geralmente por empresas que trabalham com frota de ônibus ou caminhão) e seu preço pode ser negociado com o fabricante, chegando a custar menos de R$ 4,00 por litro.
Entretanto, não é recomendado que o Arla 32 seja adquirido em grande quantidade somente por conta da redução de seu preço, pois o fluido também possui uma validade, tornando-se obsoleto a partir desta data.
A validade do Arla 32 está intimamente relacionada às condições de armazenamento da substância. Se o Arla 32 for armazenado em locais com temperaturas de 30 a 35 graus celsius, sua validade é de apenas 6 meses. Já se a temperatura ultrapassa os 35º Celsius, a funcionalidade do produto é perdida. Em outro caso, se o local possuir uma temperatura com valores de no máximo 30º Celsius, sua validade chega até 12 meses.
Por isso, se quem deseja adquirir a substância não possui espaço suficiente para o armazenamento adequado do Arla 32, comprar uma maior quantidade para pagar menos acaba não sendo a melhor decisão, pois o produto terá uma menor validade e o comprador corre o risco de perdê-lo.
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