Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel S10. Aqui você também encontrará informações importantes relacionadas ao S10, mas o foco será especialmente direcionado aos assuntos relacionados ao Óleo Diesel s500, também conhecido como Óleo Diesel comum. E aí? Está preparado para entender melhor sobre as propriedades do Óleo Diesel S500 em uma leitura rapidinha? Então se liga só:
Quer saber se você pode utilizar o Óleo Diesel s500 no seu motor ou qual é a diferença entre o Diesel A e o Diesel B? Nesse artigo você encontrará além dessas, as seguintes informações:
Caso esteja interessado(a) em apenas um dos tópicos acima, basta clicar que você será redirecionado direto a ele.
Ainda que atualmente quando se fale em Diesel os principais assuntos sejam relacionados ao Óleo Diesel s10 – e isso se deve ao fato dos grandes benefícios provenientes de sua utilização (leia nossa matéria sobre o Óleo Diesel s10 clicando aqui) – o Óleo Diesel s500 ainda é o mais conhecido, não é a toa que é popularmente chamado de “Diesel Comum”.
O Óleo Diesel S500, assim como o Óleo Diesel S10, é um combustível fóssil, isto é, derivado do petróleo. Sendo assim, não é um combustível renovável, mas sua utilização continua em alta nos dias de hoje. O óleo Diesel S500 é um combustível mais simples que o S10, possui uma coloração avermelhada e nenhuma adição de aditivo em sua composição original. Seu nome “s500” diz respeito à quantidade de partículas de enxofre emitidas por milhão desse combustível. Para ficar mais claro:
“S” é a letra representativa do enxofre na tabela periódica e “500” são as partículas emitidas por milhão desse combustível (imagine uma quantia de 500 mg de Enxofre a cada 1 kg de combustível). A princípio esse valor parece baixo, entretanto quando comparado ao Óleo Diesel S10 (que emite 10 mg de Enxofre por quilo de combustível) o número se torna bem maior.
Quando há a combustão do Óleo Diesel s500, ocorre a emissão de gases e partículas prejudiciais ao meio ambiente, dentre esses estão gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa. Já existem medidas que têm por objetivo diminuir a quantidade de gases poluentes emitidos pela combustão do Óleo Diesel em andamento. Uma delas é o PNPB (Programa de Produção e Uso de Biodiesel), que tem por objetivo determinar uma quantidade mínima de Biodiesel necessária na composição do Óleo Diesel, tanto o s10 como o s500. Você pode ler mais sobre o Biodiesel clicando aqui.
O Óleo Diesel S500 deve ser utilizado unicamente em motores movidos a Diesel fabricados no período anterior ao ano de 2012. A partir dessa data, os novos motores a Diesel passaram a utilizar o S10. Tal alteração é principalmente derivada do resultado positivo trazido pela diminuição de partículas de enxofre presentes no Diesel s10, o que além de benefícios ambientais, proporciona também benefícios à saúde humana, assunto que será comentado melhor na parte final do artigo.
A utilização do Diesel S500 pode ocasionar diversos problemas se utilizado em motores mais novos. Dentre esses, os principais são:
O óleo Diesel, seja ele qual for, apresenta uma quantidade de Cetano (Hidrocarboneto Químico) envolvida em sua composição. Quanto maior a quantidade desse material presente na mistura, mais facilidade apresenta o motor durante a Ignição e a Combustão. O Óleo Diesel S500 possui uma taxa de Cetano menor que a do Óleo Diesel S10. Sendo assim, a utilização do s500 no lugar do s10 em motores mais novos pode causar danos à tecnologia do motor, além de dificultar seu funcionamento momentâneo.
Como já mencionado, o Óleo Diesel S500 possui uma porcentagem de enxofre em sua composição muito maior que a do Óleo Diesel S10. A quantidade de enxofre presente no S500 pode corroer as peças de um motor preparado para suportar o S10, além disso, o excesso de enxofre também pode causar entupimento do filtro dos catalisadores, ocasionando falhas e até mesmo paralisação do motor.
Não só pode trazer danos irreparáveis ao motor do veículo, como também caracteriza crime ambiental. O artigo 54 da Lei 9.605 de 1998 determina como crime tal ato, e a autuação segue a legislação definida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), podendo levar o indivíduo que for pego em flagrante de 1 a 4 anos de reclusão, que será encaminhado pela Polícia Civil.
Assim, a utilização do Óleo Diesel S500 nos dias atuais é para uso exclusivo de motores fabricados antes do ano de 2012.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a principal responsável por regulamentar e fiscalizar a venda e utilização do Óleo Diesel S500, assim como os demais combustíveis. Essa parte do artigo mostra algumas curiosidades relacionadas ao Óleo Diesel S500 contidas na resolução N º 50 do ano de 2013 da ANP.
Antes do foco na resolução é interessante compreender a diferença entre aquilo que é chamado de Óleo Diesel A e Óleo Diesel B.
Algumas das curiosidades que podem ser encontradas na resolução:
Art. 3º Fica estabelecido, para efeitos desta Resolução, que os óleos diesel A e B deverão apresentar as seguintes nomenclaturas, conforme o teor máximo de enxofre:
II – Óleo diesel A S500 e B S500: combustíveis com teor de enxofre, máximo, de 500 mg/kg.
Art. 12. O óleo diesel S500 deverá conter corante vermelho, conforme especificado na Tabela III do Regulamento Técnico, parte integrante desta Resolução.
Para o óleo diesel A S500 deverá ser informado no Certificado da Qualidade a concentração de aditivo adicionada.
Quer ter mais informações sobre a resolução? Faça a leitura completa aqui.
A resposta é sim, a queima do Óleo Diesel chega a ser sete vezes mais adversa à saúde humana que a queima da gasolina. A combustão do Óleo Diesel s500 é responsável pela emissão de diversos gases prejudiciais à saúde, como monóxido de carbono (CO) e dióxido de nitrogênio (NO2). A alta exposição à combustão do Diesel s500 pode ocasionar:
Nos casos menos severos: tonturas, náusea, diarreia, pneumonia química, dentre outros.
Já a exposição crônica a esses gases podem causar: Doenças cardiovasculares, tremores e nos piores casos até mesmo câncer de pulmão. Há estudos que dizem que a exposição frequente aos gases emitidos pela queima de s500 também podem ocasionar câncer de bexiga.
Dessa forma, fica claro que o Óleo Diesel s500 é ainda muito importante nos dias atuais, levando em conta que boa parcela dos motores movidos a Diesel que estão em funcionamento foram fabricados antes do ano de 2012. Entretanto, em termos de saúde e meio ambiente, o Diesel s500 não só perde valor, mas também se mostra extremamente prejudicial.
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