Muitos dos leitores possuem grande vontade em gerenciar um posto de combustível, seja esse de marca própria ou franqueado. Mas essa certamente não é uma tarefa fácil, e irá demandar muito planejamento, formação de estratégias, tempo e uma boa quantia de dinheiro.
Nesse artigo vamos mostrar alguns passos essenciais que devem ser considerados em primeira instância se você deseja gerenciar um posto de combustível. Também falaremos sobre como algumas pequenas ações podem fazer seu posto ser destaque em meio a outros e claro, sobre quanto vai custar tudo isso.
Quer saber mais? Vem comigo que vou contar tudo!
Índice:
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Muitos são os desafios para abrir um novo posto de combustível, afinal a concorrência é ampla e estará no mercado a mais tempo do que você. Entretanto, se deseja abrir um posto de combustível, existem algumas dicas que podem fazer com que você não comece tão atrás, e talvez até na frente de outros postos já existentes.
Um dos diversos pontos que são fundamentais para o sucesso ou o fracasso de um posto de gasolina é a sua localização. Quando você se depara com a escolha entre abrir um posto localizado no centro da cidade ou em um local que não é quase nada movimentado, certamente o segundo sairá mais barato do que o outro. Entretanto, na segunda opção, o movimento de pessoas no seu posto de combustível será consideravelmente menor.
Ainda sobre localização, caso você opte por abrir um posto em uma via que seja muito movimentada, isto é, maior quantidade de possíveis clientes, também é necessário se atentar para a acessibilidade ao local, pois se for difícil não importa que muitos veículos passem por ali, poucos irão parar.
Outro fator fundamental que fará com que clientes retornem ao seu posto de combustível é a infraestrutura desse. É necessária uma cobertura bem estruturada, para segurança e conforto dos clientes e frentistas. Também é muito importante que haja um pátio grande e igualmente bem estruturado, onde os carros possam transitar em segurança, assim como os pedestres.
Existem também alguns outros benefícios que agradam aos clientes e que podem fazer com que retornem ao seu estabelecimento. Um bom exemplo é uma bomba de calibragem de pneus, quantas vezes você já pensou em abastecer em um determinado posto só porque precisava fazer a calibragem também? É um fator que certamente trará bons retornos financeiros com um baixo custo. Outros exemplos como esse são: Um Lava-Car acoplado ao posto, Uma borracharia, Uma oficina mecânica simples, dentre outros.
Ainda sobre infraestrutura, um investimento que aumentará consideravelmente os lucros do posto de combustível é uma loja de conveniências, onde o cliente (na hora de efetuar o pagamento do combustível) quase sempre leva algo a mais.
Fugindo um pouco de escolhas próprias, existem também as burocracias que devem ser levadas em conta se você deseja abrir um posto de combustível. Por se tratar da comercialização de produtos de risco (inflamáveis e explosivos), diversas normas de regulamentarização devem ser seguidas, para a segurança dos funcionários e clientes. A principal agência que regulamentariza postos de combustível é a Agência Nacional do Petróleo (ANP), mas juntamente a ela, os gerentes de postos devem também conseguir licença ambiental para comercializar combustíveis.
As burocracias vão desde os tanques de armazenamento (geralmente localizados abaixo do solo) até às distâncias das bombas de combustível, tudo deve ser feito dentro das normas.
Como mencionamos em nosso artigo sobre postos bandeira branca, isso depende muito da experiência do futuro gestor. Se esse apresenta vasta experiência com administração, tem noções de gerenciamento de postos de combustível, e está pronto para arriscar com uma marca que ainda não é conhecida, certamente a melhor escolha é a de um posto bandeira branca.
Entretanto se o gestor, por qualquer motivo, não estiver confiante ou não apresentar experiência prévia com administração ou postos de gasolina, é altamente recomendado que opte por um posto franqueado, pois ainda que parte dos lucros seja destinado à marca, a assistência administrativa e de gestão será fundamental para o bom funcionamento do posto.
Além dos detalhes de infraestrutura mencionados no tópico acima, existem outros fatores que podem tornar seu posto de combustível destaque em meio a outros, confira alguns:
Assim como em qualquer outro estabelecimento, prestar um bom atendimento é fundamental para que os clientes escolham seu posto de combustível ao invés de outros. Não deixe de selecionar cautelosamente sua equipe de funcionários e monitorar para que façam um bom atendimento.
A maioria dos clientes de postos de combustível procura por um posto que ofereça preços mais baixos do que outros. Por isso, se você está vendendo combustível por um valor consideravelmente mais elevado, o fluxo de clientes tenderá a diminuir.
Não é nada confortável estar em um posto de combustível mal iluminado, invista em iluminação e conforto para seu cliente, desde a chegada até a saída.
Hoje em dia existem inúmeras formas de movimentar dinheiro e efetuar pagamentos. Por isso, quanto maior o seu leque de opções para o cliente, maiores as chances de atender a um público mais vasto e consequentemente se destacar.
Assim como nas formas de pagamento, quanto mais você tiver a oferecer, maior será o público que conseguirá atingir. Por isso, procure possuir todos os tipos de combustíveis possíveis para o comércio. Também apresente uma grande diversidade de produtos em sua loja de conveniências, atingindo todo o tipo de público, mas claro, sem fugir muito do ambiente.
Ainda que seja um meio lucrativo, um posto de combustível está longe de ser um negócio barato. Especialistas estimam que o valor para abrir um posto está entre R$ 600 mil e R$ 1,5 Milhão.
O valor varia tanto porque é dependente de outros fatores, como localização, qualidade e conforto que são oferecidos aos clientes. Também é necessário ter em mente que o retorno em cima dos investimentos não é tão rápido, e leva de 1 ano a 1 ano e meio para começar a aparecer. Esse último ocorre por diversos motivos, como confiança, clientes fixos, aprimoramento com base em experiência, entre outros.
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